A Gastronomia

Quem nunca quando criança, não se pegou tentando moldar um desenho, um rosto, um sorriso no seu prato de comida ? Quem nunca tentou adivinhar qual era o formato do bolinho de chuva feito pela mãe?  E quem nunca quis botar a mão na massa, e cozinhar um prato delicioso? É incrível como a gastronomia está presente no nosso dia-a-dia , e nos nem dos damos conta.Impossível nos desligarmos dessa arte tão espetacular , que nos atrai como uma barra de chocolate ! Que tal mergulharmos no mundo da Gastronomia.
A gastronomia é um ramo que engloba a culinária , as bebidas , os materiais usados na alimentação e , em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet , em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação , incluindo não só a forma como os alimentos são preparados , mas também como são apresentados , por exemplo  , o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.
O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e se constituiu como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga , a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas. A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano , evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário , quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais.
A humanidade cedo se apercebeu das virtudes da associação de certas plantas aromáticas aos alimentos para lhes exaltar o sabor , contribuir para a sua conservação e permitir uma melhor e mais saudável assimilação por parte do corpo.
A arte do prazer da comida motivou génios como Leonardo da Vinci , inventor de vários acessórios de cozinha , como o célebre "Leonardo" para esmagar alho , regras de etiqueta à mesa , para além de novas receitas. Percursor da nouvelle cuisine , Da Vinci fundou com outro sócio o restaurante "A Marca das Três Rãs" em Florença. A gastronomia despertou curiosas sensibilidades em músicos como Rossini e em escritores portugueses e estrangeiros. Camilo Castelo Branco era avesso a descrições mas não resistiu a descrever um saboroso caldo verde , enquanto que Eça de Queirós tem inúmeras menções a restaurantes nas suas obras. O culto dos prazeres da mesa chegou ao ponto de fazer com que os aficcionados se juntassem em associações gastronómicas como a belga "Ordre des Agathopédes" em 1585 , a francesa "Confrérie de la Jubilation" ou o português "Clube dos Makavenkos" em 1884, para além de exemplos mais recentes como o Slow Food, que em reação ao Fast Food tem como símbolo um caracol.
O primeiro tratado sobre gastronomia foi escrito por Jean Anthelme Brillat-Savarin , um gastrônomo francês que , em 1825, publicou a “Fisiologia do Paladar”, cujo título completo em francês é Physiologie du Goût , ou Méditations de Gastronomie Transcendante; ouvrage théorique , historique et à l'ordre du jour , dédié aux Gastronomes parisiens, par un Professeur , membre de plusieurs sociétés littéraires et savantes. Por este título que , em português poderia ser traduzido como "Fisiologia do Paladar ou Meditações sobre a Gastronomia Transcendental, obra teórica , histórica e actual , dedicada aos Gastrônomos parisienses , por um Professor, membro de várias sociedades literárias e científicas" , pode considerar-se a gastronomia como uma ciência ou uma arte.
Bom até a proxima , com mais informações incríveis sendo preparadas especialmente pra você.

Bibliografia: ( http://wikipedia.org/  )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Playlist