Etiquetas a Mesa

1

As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

2

Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

3

Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

4

Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

5

Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.

6

Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

7

Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

8

Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.

9

Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.

10

Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

11

Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.

12

Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.


Posições dos Talheres


Como comer e cortar os alimentos

Folhas verdes grandes

Espinafre, alface e outras verduras inteiras não devem ser cortadas. O correto é dobrá-las com a ajuda da faca e do garfo, a não ser que a salada já venha com as folhas rasgadas ou cortadas em tiras bem finas.

Espaguete

Não há outra maneira de comer senão enrolando a massa no garfo, rente ao prato, para absorver bem o molho. Nem pense em cortar o macarrão! Além de ser uma gafe, os italianos consideram tal gesto uma ofensa. Outras massas, como rondele, canelone e raviolone, podem ser cortadas, mas só com a ajuda do garfo – jamais use a colher para enrolar o macarrão. É completamente deselegante.

Coquetel de camarão


Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.

Sopas

As sopas, já no prato, são servidas pela direita. Porém quando é servida à mesa pelo garçom, a partir de uma terrina, o serviço é pela esquerda. A sopa se toma com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca. Soprar a sopa quente, ou tomar ruidosamente qualquer líquido, é reprovável.

Pão

Há sempre um pratinho e uma faca reservados ao couvert no lado esquerdo da mesa. O correto é cortar o pãozinho com a mão e usar a faca para passar a manteiga, a pasta ou o patê. Se sobrou molho no prato – e somente se estiver irresistível – é perdoável saboreá-lo com o pão. Mas lembre-se: apenas em ocasiões informais.

Azeitonas

É mais prático e elegante servir as azeitonas sem caroço. Em todo caso, em ambientes formais, pegue a azeitona espetando com o garfo. E jamais retire o caroço da boca com a ajuda das mãos. Lembre-se: a etiqueta manda retirar o caroço da boca do mesmo jeito que ela entrou – com o garfo. Deixe o caroço na beirada do pratinho que fica do lado esquerdo da mesa. Só é permitido o uso do palito de dente ou as mãos em ambientes completamente informais.

Milho verde cozido

Existem espetos próprios para encaixar nas laterais da espiga. Assim, come-se comodamente, sem sujar as mãos.

Carnes com ossos

Costela de porco e de cordeiro e asa de frango são alguns exemplos. Sempre que possível, tente come-las usando os talheres, mas de outra forma não há constrangimento algum em usar as mãos – não é realmente simples comer esse tipo de carne com garfo e faca.

Alcachofras

São comidas com a mão, começando-se de fora para dentro. Com os dedos, destaque as folhas uma a uma, mergulhando a parte mais tenra no molho. Come-se apenas essa parte mais macia, o resto da folha é deixado de lado no prato. Na parte interna está o coração (fundo) da alcachofra, que requer a ajuda de talheres.

Ostra

Geralmente é servida na concha. Use o garfo específico para descolar a ostra e levá-la à boca. Mantenha a concha embaixo pra não pingar.

Escargots

São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo.

Caviar

Normalmente servido sobre a torrada, como patê, ou nos blinis – um tipo de panqueca salgada de origem russa. Come-se com a mão.

Frutas servidas na casca

Melão, mamão e melancia vêm geralmente em fatias, com a casca. Use o garfo e a faca para separar a polpa e vá cortando a fruta em pequenos pedaços conforme for comendo.

Frutas para descascar

Laranja, pêra, pêssego e outras. Uma das mãos prende a fruta com o garfo. A outra retira a casca ou a pele com a ajuda da faca, girando a fruta no prato. Corte em fatias para comer.

Frutas com caroço

Pode-se comer algumas com as mãos – como a ameixa e a cereja. Separe o caroço discretamente com as mãos, do modo explicado anteriormente. A manga deve ser servida fatiada e, por conter muita água, é um desastre tentar saboreá-la com as mãos. Use o garfo de sobremesa. As uvas são retiradas do cacho e comidas uma a uma, com ou sem semente

Importante:

Quando o alimento servido for do tipo que suja as mãos, a lavanda deve estar à mesa. É uma porção de água morna aromatizada com limão e colocada em pequenas tigelas. Serve para lavar a ponta dos dedos.
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Playlist